19.8.06

1010 Ilhas - Prefácio

A idéia é a seguinte (é bom deixar claro que a idéia já evoluiu ao longo do tempo e que agora essa é a idéia):

Como muita gente, eu já visitei hotéis. A maior parte dos hotéis que eu visitei ficavam no Rio de Janeiro, perto da minha casa, por circunstâncias que não vêm ao caso - o fato é que eu dormi, comi e fui comida nesses hotéis. E mesmo nos hotéis fora do Estado fluminense, nos hotéis de uma noite e meia estrela na ida pra Salvador, nos hotéis-fazenda-família de Minas, no motel de beira-sem-eira-de-estrada de Memphis, no hotel chique de Londres, no hotel mais barato de Nashville, no Sheraton de Buenos Aires...Bem, um hotel é um arquipélago, especialmente os hotéis chiques - nesses, cheios de turistas, cada quarto é uma ilha onde se fala uma língua, se traduz uma moeda, se reza uma reza, se tem um passaporte. Mas o motel mais barato da cidade mais chinfrim também é um arquipélago - lá existe uma realidade entre quatro paredes que só existe para aquelas pessoas entre aquelas quatro paredes por alguns momentos. Excluidos os Mários-Quintanas da vida que vivem em hotéis, todos estão alí só de passagem - e a realidade de um quarto de hotel é muito verdadeira - é momentânea e depende de quem está lá, em que hora, em que momento. Em casa é diferente, em casa tudo é pesado, carrega milhões de coisas. Em um quarto de hotel você tem pouco tempo e uma mobília nova para você (é nova, é sua, e é velha e já foi de milhares de pessoas), pronta para ser o recipiente de qualquer nova lembrança adquirida durante a estadia. Tudo é irreconhecível e mesmo assim familiar.

A proposta dessa série de contos curtos é mostrar um vislumbre de um quarto de hotel, o que acontece lá dentro - às vezes o que acontece lá é consequência do que acontece lá fora, e às vezes o que acontece lá fora é...Mas não, o que acontece lá fora é que vêem só de passagem, o que acontece lá dentro é que o me interessa.

Esse é um hotel com 10 andares, 10 quartos por andar. Cada conto um quarto, cada canto um conto, cada quarto um canto. É basicamente isso; acho que deu pra entender.

J.

Nenhum comentário: