6.1.05

Para Johnny Cash

Eu me apaixonei por um homem que se vestia de preto em Nashville. Isso foi antes de você me recomendar a salada de palmito no baixo gávea, quando eu vestia aquele vestido de noiva rasgado e os olhos cheios de uma égua. Depois da anfetamina e das grutas úmidas, depois do algodão que você catou e que teceu as roupas ensangüentadas e moídas do seu irmão. Depois que as águas represadas já cobriam a gruta e os ossos dos índios. Depois de você ver o mundo por dentro e por fora de cercas de arame farpado que, queira ou não, estão sempre lá.

Deus também falou comigo, Ele também me empurrou para a margem segura da janela, mas como você, eu não precisei matar o homem em Reno ou em Madureira, com uma pistola ou com um canivete enferrujado. Eu queria que você tivesse me visto, mesmo quando você já estava cego, levaríamos magnólias para o túmulo da mulher que te salvou. E, se o vento não roubasse as minhas palavras, eu te diria o quanto você teve sorte.

Eu aprendi sobre o amor, eu segui aquele rio também, meu Deus, quase me afogou. Eu aprendi sobre todo o ódio que existe em todo coração, sobre todo o ódio negro que se desolve em poças mornas e confusas, como a terra que se transforma em lama, lama entre os dedos dos pés.

Aquele amor de Deus, pelo qual imploramos tão banalmente, a misericórdia que a bala tem por nós na roleta russa. Eu joguei, aprendi a ter fé em quem dá as cartas, sempre sabendo que o jogo não termina até todos abandonarem a mesa.

Eu, como meu ás de espadas e o de ouros, nas encruzilhadas, eu aprendi sangrando sobre a dor por trás de todas as coisas belas, sobre as coisas belas por trás de toda dor. E eu sei que um dia, em um dia que durara para o resto dos dias dos que ficaram, eu vou passar por baixo da cerca, com a barriga no chão, com a cabeça erguida, para ver a estrela que você se tornou.


J.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vc está se tornando repetitiva... ;-)

André

Anônimo disse...

No lo creo, eu gostei daqui.
Tou em floripa lady Jay, e daqui vou ainda mais pro sul nos próximos dias.

tuas terras tào sempre no meu roteiro, acho que logo. mas não agora.

Beijo
G.

Laurent Gabriel disse...

muito bom. agora já tenho até um nome pra ligar ao texto. :D