2.4.07

Pintura: David & Bathsheba


Bathsheba

Talvez a mais bela canção que eu já tenha escrito. Relativamente antiga. Uma "explicação" segue no fim.

Tudo que me falta
Eu tenho nesse altar:
Palavras pra descrever
A doçura do seu olhar
Amor periférico,
Satélite inconstante
Olhos azuis como o céu
Do trópico de câncer

Deixa eu ser Bathsheba,
Todo amor é perdição.

Perca o seu reino por mim,

Perca o seu coração.


O último lírio dos vales

Brota entre os meus seios;
Teu longo gole de vinho

Depois de cruzar o deserto.

A pomba oculta

Nas fendas do penhasco,

Seguro esse espelho contra

O céu cor de damasco .

Deixa eu ser Bathsheba,

Todo amor é perdição.

Perca o seu reino por mim,

Perca o seu coração.


Guerreiro incurável

Desejo ter seus olhos

Estrelas a me guiar

No trópico de Capricórnio
Entre o leito e a porta,
Entre a solidão e a estrada,

Entre a sua cruz de ouro
E os meus pregos de prata.


Deixa eu ser Bathsheba,

Todo amor é perdição.

Perca o seu reino por mim,

Perca o seu coração.
------------------------------------------------------------------------------

Dentre todas as mulheres da Bíblia, Bathsheba é a que mais me encanta. Ela foi a razão para a "queda moral" do rei Davi - a mulher que fez ele cometer adultério e assasinato (indiretamente). Ela não pediu que ele o fizesse e nas escrituras nem aparenta que ela o tenha seduzido - ele simplesmente se apaixonou loucamente por ela e perdeu os sentidos. Está lá - Antigo Testamento - segundo livro de Samuel:

II Samuel 11:2
Ora, aconteceu que, numa tarde, Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real; e do terraço viu uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
II Samuel 11:3
Tendo Davi enviado a indagar a respeito daquela mulher, disseram-lhe: Porventura não é Bathsheba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?
II Samuel 11:4
Então Davi mandou mensageiros para trazê-la; e ela veio a ele, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); depois ela voltou para sua casa.
II Samuel 11:5
A mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.
II Samuel 11:6
Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe o enviou a Davi.

(...)

II Samuel 11:14
Pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe, e mandou-lha por mão de Urias.
II Samuel 11:15
Escreveu na carta: Ponde Urias na frente onde for mais renhida a peleja, e retirai-vos dele, para que seja ferido e morra.
II Samuel 11:16
Enquanto Joabe sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
II Samuel 11:17
Quando os homens da cidade saíram e pelejaram contra Joabe, caíram alguns do povo, isto é, dos servos de Davi; morreu também Urias, o heteu.

4 comentários:

Heitor Pitombo disse...

Legal a poesia. Queria ouvir a música. E queria ouvir as suas outras músicas. Um dia vc me mostra. Que seja em breve.
Beijo,
Heitor

lucas parente disse...

e aí julibas de javé,

fui lá no samuel ler a tal da história. ela é mae de salomão né. foda. o primeiro filho concebido morre em sete dias e davi só jejua pra deus sentir pena dele e nao como sacrificio virtuoso e tal... o cara era brabo. a história que o profeta conta do sujeito que tem todas as ovelhas, mas que mata logo a de um homem que só tem uma, dizendo que se trata dele mesmo, de davi, é foda tb. a biblia é bolante.

e voce tem uma forma de escrver assim bem "imagético-religiosa" doida (ô conceito escroto esse, liga nao...). a terceira estrofe é do caraio. o vinho após o deserto. a pomba no penhasco e o céu cor de damasco...

queria ter teus conhecimentos bíblicos... como adquirí-los? quanto custa a aula? em?

JuliaD disse...

É só ler o livro, Lucas!

Na verdade, eu até hoje só li partes do Antigo testamento. De David, Saul e Salomão eu saco. O resto eu não sei tanto.

A imagem da pomba, inclusive, está nos Cantos de Salomão, que são lindos. São as coisas mais eróticas que você vai encontrar na bíblia. Maravilhoso.

Beijo na bunda!
J.

natércia pontes disse...

julieta,
eu adorei sua musica.alias, adoro tudo que vc faz. se nao reposndir o seu poema, e pq estou prparando um soneto capenguinha. e esse quadro da piscina? vou ofertar um milhao de dolares no leilao. estou jaja indo para ai. morro de saudades..sinto que estou perdendo mutio, longe dos borjas olhos brilhantes.
espero que vc esteja bem. andando e escutando musica no calcadao.

vou deixar um link de presente proce:
http://www.youtube.com/watch?v=fkkM7K6smQA

all my love,