3.9.07

Alergia

Ritualmente nos ajoelhamos para pedir pelo que os outros nem pensam em agradecer. Diariamente. Nos repetimos, nos enfileiramos e caímos de joelhos. Todo lugar é sagrado, toda hora é hora. Na fila da loja de conveniências, nas salas de espera estéreis, entre animais em pânico e almoços de família. O desespero se vale de qualquer cenário.

Nós suamos de fora para dentro. A pele absorve, a pele multiplica e devolve. A minha alergia forma padrões em alto relevo nas minhas coxas; parecem caracteres japoneses. Os dos braços parecem hebraico. Os da anca, árabe. O meu corpo quer falar comigo mas eu não consigo decifrá-lo. Apenas coço e tento apagar os recados. Quem sabe ler o que está escrito na pele do tigre?

Faz mais de quatro anos que eu tenho essa alergia.

A dermatologista me encaminhou, de cara, para um alergista. O alergista fez testes, descobriu só o que eu já sabia. E deu, depois de três consultas, o diagnóstico formal da ignorância médica: “Deve ser psicológico”.

Eu não fui ao psicólogo, apenas aumentei a dose do antialérgico que eu tomo diariamente. Não tem efeitos colaterais, não dá sono. Mas eu imagino se um dia, pelo acúmulo de anos de antialérgicos, eu talvez me torne estéril, ou desenvolva um câncer nos rins.

Psicológico é o cacete. Depois de quatro anos ainda apresento os mesmos sintomas quando desvencilhada do Hixizine. Que estado de espírito ou enquadramento mental sobrevive quatro anos sem alterações? Eu te digo: Nenhum. No parapeito ou no pódio, eu me coço.

Eu desisti e, no processo de desistir, aprendi a viver assim. Calo o meu corpo com dois comprimidos diários. Alguma coisa vive sob a minha pele. Não posso matá-la, mas consigo calá-la diariamente. E isso é bom o bastante para mim.

Um comentário:

Anônimo disse...

Julia? Nossa faz semanas q li seu texto e não me sai da cabeça pois tenho a EXATA mesma coisa, no meu caso há 6 meses e meus padrões de relevo diferem um pouco (mais na linha do tigrado em múltiplas direções). Tb sigo procurando um diagnóstico diferente de "fator psicológico". Esta semana tentarei HOMEOPATIA e dps posto p vc os resultados.

MAS - o que quase me tirou o sono e vim correndo te dizer foi a dica de uma senhora, esposa de um clínico geral já mais idoso, muito estudioso, que se deparou com o mesmo padrão de alergia que a sua...ela comentou com ele e ele na hora rebateu "pele parecendo um mapa em relevo...alergia a colorantes amarelos", ou seja, procure ver se na sua alimentação não ha qq coisa não natural de cor amarela!!! Achei fascinante a sabedoria dele, não catalogada, mas pontual...

E me dê notícias, se possível. Há 6 meses que não tenho uma única noite de sono tranqüila, por isso tenha a certeza de que, pelo menos, vc não está sozinha...